
Ando virada para as Químicas, ou melhor dizendo viraram-me (até quando não sei, será de certeza até haver necessidade de novas mudanças ou dar mais jeito a alguém…) …
Deixei os pincéis e as telas, e, redescobri-me nos tubos de ensaio, provetas, gobelés e reagentes.
No entanto, até está a ser interessante relembrar termos e conceitos químicos, que há muito a minha memória fez adormecer…
Voltei a ter que pegar nos manuais e estudar (mesmo que isso pareça algo pouco interessante, aos olhos de quem me rodeia).
E como gosto de em tudo que encontro pôr graça… partilho estas pequenas curiosidades convosco…
Sabiam que o elemento químico ACTÍNIO (Ac), foi descoberto por André Debriene no ano de 1895?. E que este nome deriva do grego AKTINOS, que significa Raio? (pois bem, eu sempre detestei os “AKTINIOS” dos Gregos, pelos menos desde o Euro 2004 ahaha)
E que o ALUMÍNIO (Al), foi descoberto em 1827 por Fredrich Wohler. O termo Alumínio vem do latim “ALUMEN”, ou seja, “pedra-ume” ou substância de sabor adstringente. (adstringente significa áspero ou ácido)
O ARSÉNIO (As) … outro elemento velhinho… descoberto por Magnus (não mer efiro ao delicioso gelado… ahahah), em 1250 … pelos anos, já passou de validade!!! Provém novamente do grego “ARSENIKOS”, que significa “MACHO”. Nesta altura os gregos acreditavam que, os metais tinham sexos ( e agora acrescento eu: e mais tarde descobriram que tal como os anjos, os metais também não o têm…ahahah).
E muito mais havia para dizer, escrever ou partilhar…
Apenas deixo este pequeno miminho que me fez sorrir ao escrevê-lo e pesquisa-lo, espero que desse lado o sorriso seja igual ou maior!
No entanto não quero terminar sem dar uma MORAL a este texto…
… mesmo que á partida pareça que caís-te de pára-quedas num dado sítio, e pareça que não te enquadras na situação… há sempre algo de bom e positivo a retirar!
SÊ e FAZ alguém FELIZ!