27/02/2011

Valores em causa...





Hoje em dia, vivemos na era da CRISE.
Tudo se justifica e se explica com a crise Económica/Financeira, que mexe com o Mundo inteiro.
Não há emprego porque estamos em crise; os combustíveis aumentam porque estamos em crise; há violência nos estádios, nas escolas dentro de cada família porque estamos em crise; os preços sobem porque estamos em crise; não ajudamos o vizinho porque a crise veio para todos; tive um furo no peneu do carro por causa desta maldita crise, enfim blá blá blá…
Mas afinal quem foi que abriu a porta a essa desgraçada, e a deixou entrar? Não sabem ver primeiro quem toca á porta?
Por mais que queiramos tapar o sol com a peneira e fazer da crise económica e financeira o nosso bode expiatório, a verdade é que nem sempre Ela é a mãe e pai dos nossos problemas.
Há sim uma outra grande crise, que poucos têm coragem de admitir que existe, outros nem a conhecem e outros ainda lhes dão jeito continuarem a viver nesta falsa ignorância. Falo da CRISE DE VALORES!
Não desvalorizando a primeira situação de crise, que sem dúvida nos afecta a todos e mais alguns, é preciso ponderar e reflectir na Crise de Valores. Pois há situações, em que as duas crises juntas provocam simplesmente o colapso total.
Pergunto-me onde foram parar os valores, como por exemplo o Respeito, a Solidariedade (que em momentos de crise é tão preciosa),a Ética, a Partilha, o Bom Senso, a Caridade (não a caridade propagandeada, mas a silenciosa), o Saber Ouvir e Saber Observar, a Amizade, a Compreensão e tantos outros?
Claro que é sem duvida uma pergunta, á qual não vou ter grandes respostas. Acredito que quem ler isto, muitos no mínimo irão a pensar: mais uma lírica!
Que seja, mas uma coisa é certa… sozinhos nada somos, unidos somos o que desejamos e sonhamos ser!
Fiquem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário