12/06/2011

Da Fé à Politiquice...


Engane-se quem se julga senhor de si próprio, e fruto apenas de um a boa noite de amor.
Somos sim, fruto de uma herança deixada por todos aqueles de directa ou indirectamente cruzaram o nosso caminho. Quer geneticamente, quer culturalmente, quer das mais variadas formas. Somos um povo cheio de costumes, de História (uma grande, velha e bonita História), e repletos de tradições.
E por falar em tradições… hoje tenho que escrever sobre algo bem matosinhense, bem histórico, tradicional e religioso, MAS que com o passar dos anos começa a ser (e que me desculpe o mais puritano dos cristãos) um desfile de politiquices e vaidades.
Sou católica, no entanto não concordo com procissões, nem anjinhos a desfilarem, tipo : quem mais anjinho se parece! Odeio este “carnaval” pseudo-cristão.
No entanto, acredito que se deva continuar com esta procissão secular, que é a do Senhor de Matosinhos (procissão, que só saía à rua quando havia no país ou no mundo algo muito forte que assim o justificasse. Assim como foi a quando do Grande Naufrágio de 1947, http://caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt/152749.html ). Se é uma TRADIÇÃO acho bem, que se mantenha, MAS COM DIGNIDADE.
Que deixem de parte um presidente da câmara que se desfaz em sorrisos, cortejando tudo e todos, para angariar votos, (cinismo e vaidade, é o que é…). Deixem de parte as confrarias gastronómicas, que nada têm a ver com o momento, e sobretudo … digam ao senhor Prior, sendo ele um representante de Deus na procissão, deveria segurar ele o ostensório com o respeito que lhe confere. E não segurá-lo como quem leva um repolho na mão, e com um sorriso como quem vai para uma festa… Porque em verdade, temos sim que respeitar a Fé, daquelas pessoas que se deslocam de bem longe, para assistir e fazer parte desta procissão.
Enfim, a tradição já não é o que era…



Bom, no fundo e à margem disto, aconselho vivamente a assistir a uma peça de teatro, para descontrair.
SICRANO DE BERGERAC, encontra-se em cena no Teatro Municipal Constantino Nery até ao próximo dis 19 deste mês. É um texto adaptado da Obra: “Cyrano de Bergerac” de Edmond Rostand.

1 comentário:

  1. Li e gostei!

    Mais uma vez Parabéns! E não se esqueça do que lhe disse. Siga em frente!!!!

    Manuela Moreira

    ResponderEliminar