06/06/2010

Será que a experiência não tem peso???

Ora vejamos …

Quando Portugal foi disputar o Mundial do México 86, e isto é só um exemplo, poucos de nós sabíamos que a selecção nacional participar. Como se disse o professor Jesualdo a quando do último jogo da Taça de Portugal, “foi mal publicitada”.
Ok, eram outros tempos, mas por vezes o exagero faz mal ao ego, mesmo que seja o EGO duma selecção…

A quando do Euro 2004, em que nos vestimos de verde e vermelho, decoramos e aprendemos o hino (os que ainda não tinham descoberto que tínhamos um … ), pintamos as unhas, camuflamos o rosto com as cores nacionais, criamos roupas com a bandeira, e choramos ao cantar a Portuguesa, e … e depois – morremos como a sede, á beira da água.

Fizeram-se reportagens com o que a selecção comia, bebia (espero que não tenha sido bebidas alcoólicas…lol), quando treinavam, quando dormiam, quando se lesionavam, quando sorriam, quando… enfim, quando passeavam…
Houve promessas a Fátima, apostas, e todo um conjunto de treinadores de bancada. E eu no meio, admito…

Foi o momento mais alto do país, mesmo que andássemos pelo mais baixo.
Repetimos dois jogos, no abrir e no fechar do torneio… (ainda hoje não “posso” com os Gregos) e infelizmente, chegamos á conclusão que a História pode-se repetir.
Assim sendo, deveríamos ser mais prudentes. Não deitar foguetes antes da festa. Não aplaudir antes do objectivo cumprido. Não desejar o impossível… (e acima de tudo, não fazer barulho com as vuvuzelas, peguem antes nos cavaquinhos ou mesmo na gaita de foles, pelo menos é mais português…).

Vamos nos conter, viver cada jogo como de um só se trata-se, e não esquecer que a vida do planeta não se altera se perdermos.

E acima de tudo, tenhamos sempre presentes que eles são apenas e só jogadores, que sabem muito bem desempenhar o seu papel, mas também erram.

E por fim, nunca esquecer que a SELECÇÃO é um conjunto de jogadores e não apenas o CAPITÃO (o actual, pois tá claro)!

Mesmo assim...
Boa sorte, rapazes!

2 comentários:

  1. mais uma vez, "tu tás lá " !!! :D

    concordo com o que dizes, fazemos demasiado barulho e depois.... (não digo mais porque seria uma opinião negativa sobre o que pode acontecer :P )

    já não posso ouvir aquela treta de plástico chinês !!
    Do mais irritante que se pode ouvir, bem na verdade o mais irritante são as tentativas falhadas eh eh eh

    kiss

    ResponderEliminar
  2. ... então não é que me lembrei de fazer uma pesquisa rapida e descobri que paginas a falar do irritante barulho de tais objectos não faltam !!!

    Paginas anti-vuvuzela no facebook, etc :D

    ResponderEliminar