28/10/2010

Velhice




Quantas vezes vêm à minha memória, as sábias palavras da minha bisavó: “Velhos são os trapos!”.
E admito, que esta frase ajudou-me a ver a velhice dos outros de uma outra forma; e ajudou-me sobretudo a reflectir na minha própria velhice.
Todos sabemos que a velhice atira-nos para a tonalidade do cinzento, infelizmente pelos motivos menos agradáveis que se ouve e vê, mas não deveria de todo ser assim.
Ao contrário de todas as situações tristes que sabemos existir, quando da fase da velhice, eu quero escrever sobre o lado bom da mesma.

A velhice é a altura da tranquilidade, do sentimento de missão cumprida, de se sentir de bem com a vida e consigo mesmo.
É uma doce senhora, sentada à lareira a contar as suas histórias e vivências…
A velhice é uma árvore forte, que ganhou maturidade com as intempéries da vida, e mantêm-se de pé para proteger quem a sua sombra procura.
É a resistência, e a experiência de vida…
A velhice é a doçura dum olhar, e a autoridade para chamar a atenção.
Ser velho é sim, deixar de viver, quando as circunstâncias da vida são adversas.
E para que nunca ficarmos velhos … temos que ter a sadia consciência que todos os dias envelhecemos um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário