07/05/2011

O Poder, de quem não pode...


Ando já á algum tempo com uma louca vontade de escrever sobre este assunto. Todavia, a azáfama do dia-a-dia, e o chamamento do meu sofá á noite, não me dão espaço á escrita!
Hoje resolvi, bloquear os meus ouvidos a esses chamamentos, e por os meus dedos a trabalhar.
Da alguma experiência de vida que me cabe, deparo-me diariamente com pessoas com mais ou menos aptidões para isto ou para aquilo. Uns são bons na comunicação com o próximo, outros são bons no domínio da informática, outros ainda são bons nas artes, e entre muitas outros exemplos há aqueles que são bons em coisa nenhuma e os que são bons a mandar. Estes últimos, divíduos em dois grupos. Um grupo nos que realmente conhecem as suas funções de chefia, de liderança e usam eficazmente o PODER; o outro grupo, cabe aqueles que uma vez chefiados por terceiro se acham com o PODER de mandar nos seus semelhantes; devido á antiguidade no posto ou mesmo por pura frustração pessoal… (quanto a mim, a pior de todas: a frustração).
São pessoas que se esquecem SEMPRE, que tal como os outros erram, cometem enganam-se, tropeçam neles mesmos, humilham, acusam. E no fim, magoam quem não deviam e estragam ainda mais a sua desfigurada imagem. Sofrem e fazem sofrer; por vezes caiem e levam consigo outros… Mas continuam sempre na sua, sem a ter a humildade de reconhecer que há algo a mudar.
Infelizmente, este “mal” se assim poderei chamar, está espalhado desde o mais simples foco laboral (já pareço uma sindicalista a falar …lol), á imagem geral do país.
Os que PODEM, exercem mal. Os que não PODEM, acham-se superiores…
Cada vez mais acredito que não há FMI, que dê solução á grave crise de valores que por cá se instalou…

1 comentário: