29/05/2011

Tarde histórica/cultural





Ontem, convidaram o meu irmão mais novo, embora eu não tenha outro, a assistir a uma palestra sobre as “Gentes e História da minha Terra”.
Como não se recusa um convite destes, e como não se deve um irmão mais novo andar sozinho… lá fomos nós.
Entramos, e … Ahhh, parecia um Club de Geriatria… só juventude com mais de 59 anos…
Olhamos um para o outro, sorrimos e lá nos sentamos. Eram sensivelmente 15:30 da tarde.
Após a abertura das hostes, o Eng. Taveira começou a passar um PowerPoint com imagens datadas dos primórdios deste, inicialmente lugarejo. Foi sem dúvida uma aula de história, quer nacional quer local. Se bem que ambas se misturam por essas inúmeras batatas travadas contra Mouros e Troianos.
A sala encheu-se de “oh!”, “xi á quanto tempo…”, “era assim no tempo da minha bisavó”…
Ficamos a saber e de certa forma “babadinhos” de orgulho, que as naus dos descobrimentos foram feitas por cá, e muitos dos nossos homens foram por esse mundo além. E que em Roma, no tempo em que eles ainda mandavam por cá, o melhor “GARUM”, era confeccionado cá e enviados para Roma… (já fui ver o que era, e mete um pouco de … )

Descobrimos que o Sá das Galés, foi um grande Homem, que ajudou na luta para que Portugal não fosse dado, como sendo uma continuidade espanhola, (coisa que hoje em dia, não sei se não será uma futura realidade…), e que ao contrario do que nos foi ensinado, Cristóvão Colombo era Português, tinha uma costela nortenha e foi feito numa bela noite de amor, (foi uma noite em que sua mãe, jantou fora…).
E muito mais haveria para partilhar, mas como ainda tenho o cóccix adormecido, devido ás três horas e meia de palestra, sem uma interrupção, fico-me por aqui.
No entanto quero dizer que, para além de tantas horas sentada, tanto cheiro a naftalina, e bocejos das velhinhas, foi uma tarde cultural interessante e de basta aprendizagem.
Que hajam muitos Engs. Taveiras por todas estas nossas terras portuguesas, pois por mais que estejamos convencidos que conhecemos a terra onde nascemos e vivemos, há sempre algo a descobrir… não é meu irmão?
Por falar nisso, sabes onde ficam e o que são as Caninhas Verdes?

Sem comentários:

Enviar um comentário