29/10/2011

A vida...




Pediram-me para falar sobre a vida, (uma doce menina, a Cátia). Sobre a vida em geral, sobre as coisas doces e bonitas, porque quem me pediu tinha um sorriso apaixonado no rosto. E quem no auge da juventude não é e não vive apaixonado?
No entanto como a minha idade afasta-se um pouco da dela, vou tentar juntar o sorriso de uma adolescente apaixonada e cheia de interrogações, com a minha “alguma”pouca experiência e algumas interrogações também.
A vida é um momento de respiração, é um sopro de magia para quem quer viver e quer ultrapassar as adversidades que vão surgindo.
É chorar por um amor que partiu, e sorrir ao que está para chegar. É soluçar a queda de uma árvore, mas ter a enxada pronta para plantar uma nova. É cair e levantar para continuar a caminhada, é sobretudo ter ou saber encontrar em si a capacidade de querer viver.
A vida na tua idade, na idade de querer ser “grande”, é para ser vivida a sonhar. Sonhar com um futuro, com uma passagem na vida académica. Festas e gargalhadas. É sonhar com uma profissão e sobretudo com um amor eterno. E como já dizia o poeta, todos os amores são eternos até terminarem.
É a idade da ilusão onde só impera a única verdade: a nossa!
Depois crescemos um pouco, e sonhos há que passam a fazer parte da nossa realidade, outros ainda estão em processo de metamorfose, e começamos aqui a entender que há sonhos que nunca vão passar de utopias. E com estas descobertas, crescemos mais um pouco e amadurecemos. Há duvidas que nunca se desfazem, outras desaparecem porque encontramos as respostas certas. Mas surgem outras dúvidas. E de repente começamos a travar batalhas. Batalhas que por vezes ganhamos, outras que por vezes perdemos … e outras ainda só sabemos os resultados anos mais tarde.
E continuamos a crescer… e numa idade como a minha, (e aqui só posso falar na minha experiência), vivo cada vez mais intensamente, aproveitando os resultados positivos das minhas batalhas, lutando para ganhar outras, e cultivando sempre a semente do amor.
Sim, porque em qualquer etapa da nossa vida, temos que ser agricultores dos nossos sentimentos e atitudes, só cultivando e trabalhando a sementeira, podemos tirar bons frutos para usar e partilhar.
Para mim a vida, é a minha horta. Todos os dias planto, mexo na terra, rego e retiro as ervas daninhas, para que possa sempre ter para dar aos outros o meus melhor fruto… amizade, amor e atitude!

Sem comentários:

Enviar um comentário