21/11/2011

Espaços Comuns

O mundo avança, e cada vez mais o Homem perde a noção de partilha, união, convívio, e o que é viver em sociedade. Esqueceu-se que em sociedade há regras vitais para a funcionalidade da mesma, e, estas devem ser honradas.
Se por um lado as novas tecnologias vieram facilitar a vida do Homem, por outro torna-o mais isolado do próximo. (há quem se aproveite disto e da crise, como desculpa para tudo).
Poderia agora divagar sobra este tema. Mas vou optar por focar-me apenas e só no tema dos Espaços Públicos e partilha dos mesmos.
Ninguém vive isolado. Vivemos num Planeta, que temos que partilhar. Todavia, nem sempre o partilhamos ou o tratamos da forma mais correcta. Muitas vezes ainda nem o sabemos respeitar.
Mas vou ainda ser mais concreta… e reportar-me a um exemplo mais exacto e muito frequente.
Normalmente em cada local de trabalho, existe um refeitório. E tal como o nome o designa, é um espaço comum, reservado para as refeições.
E o facto de ser COMUM, implica saber respeitar por exemplo as normas de higiene. Deixar o lugar para o próximo, limpo e digno para a refeição.
Ora, esta prática infelizmente nem sempre é acatada. Há pessoas que deixam os electrodomésticos disponíveis, em meros objectos nojentos e repugnantes. Com aspectos deploráveis, e com cheiros nauseabundos, impróprios para serem utilizados.
A educação, o civismo, e o respeito não devem contemplar o seu medíocre e reduzido vocabulário. Daí não poderem passar à acção!
Lamento, lamento imenso que certas pessoas, façam no seu local de trabalho, o que não fazem em casa (ou até fazem). Mas mesmo assim, pensam sempre que os outros são seres inferiores e podem almoçar ou jantar na pocilga que eles deixam. Ou então ainda são tão distraídos, que nem reparam que há mais gente no mundo.
Bem, ainda bem que eu almoço em casa, ou ainda me posso dar a esse luxo.
O mundo não gira à volta do nosso prato!

Sem comentários:

Enviar um comentário