14/11/2011

Hormonas saltitantes...

“É bom estar atracado…”
E foram estas simples palavras, mas com muito significado, que um aluno me deu por resposta quando o abordei.
A chuva miudinha, o espaço restrito para as brincadeiras (pseudo brincadeiras, pois hoje em dia ninguém brinca), a as hormonas saltitantes provocam nesta juventude uma explosão de atitudes e expressões pouco ortodoxas.
Por vezes dou por mim, a olhar para eles e para elas, e em algumas coisas revejo-me. Sim, revejo-me. Na alegria da juventude, no achar tudo normal e com piada. Nas respostas prontas (mas não malcriadas), nas gargalhadas histéricas por coisas parvas, faltas em cima de faltas…
No entanto, outras situações há, que penso que se um dia tivesse feito ou dito algo do género, nem sei o que me esperava como castigo. Já mais dei respostas malcriadas, ou ofensivas querem a colegas, funcionários ou professores. Já mais namorei descaradamente em público (deixou de haver o conceito de privacidade), já mais andei “atracado” a quem quer que fosse (pelo menos que deixasse que me vissem), já mais faltei ao respeito a terceiros, nem a mim mesma.
Eu até acho, que entendo e dou-lhe muita tolerância. Falo com eles olhos nos olhos, trocamos opiniões, e permito-lhes serem eles mesmo e faço-lhe ver que os aceito tal como eles são. Embora isso não queira dizer que de vez enquanto não saia um “raspanete”.
Esta minha atitude para com os alunos, facilita-me a relação de cumplicidade que desenvolvo com eles. Mas é muito difícil… quando um menino de 13 ou 14 anos, está num corredor dum pavilhão, abraçado à sua “garina”, com a mãozita dentro das calças dela, e de bocas coladas (nem sei como respiram, dada a falta de experiência, digo eu…) , ter poder e cara para o chamar à atenção… pois já sei agora a resposta que vou ouvir: “é tão bom estar atracado”…
Sê e faz alguém feliz, mas sem te atracares demasiado…

1 comentário:

  1. Peço desculpa pela ausência dos ultimos dias, mas tal facto deveu-se a algumas alterações que entretanto fui obrigado a fazer. Espero que entendas.
    Bjs

    ResponderEliminar